fbpx

Unidade do IFSP de Campinas está pronta, mas sem data para inauguração

Unidade do IFSP de Campinas está pronta, mas sem data para inauguração

Depois de 10 anos do lançamento da pedra fundamental, o prédio do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia, o IFSP, está praticamente pronto. Na unidade localizada Jardim Satélite Iris, os operários estão finalizando os detalhes.

A obra inicialmente orçada em R$ 7 milhões, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi paralisada e retomada, em 2013, através de um novo processo licitatório.

A empresa vencedora chegou a iniciar os trabalhos, mas a construção foi paralisada novamente no primeiro semestre de 2015 por descumprimento de contrato. Entre paralisações e retomadas, o orçamento saltou para R$ 15,2 milhões.

Em pleno funcionamento, a unidade poderá atender até 1,2 mil alunos, em cursos de automação, química, mecânica, informática, entre outros.

O marmorista Flávio Pereira, de 25 anos, está otimista e na expectativa de poder estudar no local.  O vigilante Gilmar dos Santos Oliveira, que mora a mais de 20 anos na região, também está otimista. Ele acredita que a inauguração da unidade de ensino federal irá valorizar a região. A mesma expectativa é do caminhoneiro Adailton Silva dos Santos. Já o  padeiro Rosivaldo Rodrigues, que mora em uma área verde vizinha ao prédio do Instituto, também está  otimista, mas, preocupado com a possibilidade de residências da comunidade terem que ser retiradas do local.

Após todos os entraves, a previsão do Instituto era de começar as atividades no campus, de Campinas, no primeiro semestre de 2018, o que não ocorreu.

Apesar do prédio estar praticamente pronto, até o final da reportagem, o IFSP não havia  informado a previsão para o início das aulas.

FONTE

Deixe um comentário

× Fale conosco