SÃO PAULO – Os profissionais formados pelas Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) têm mais chances de se dar bem no mercado de trabalho. A constatação faz parte de um estudo do Centro Paula Souza e da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e foi divulgada na segunda-feira (6).
De acordo com a pesquisa, enquanto a maioria dos tecnólogos (55%) ganha de 3 e 8 saláriosmínimos, os técnicos recebem de 1 a 3 salários. A vantagem se repete ainda quando o assunto é a absorção destes profissionais pelo mercado.
“A empregabilidade dos formados pelas Fatecs é de 92%. Já a dos formados pelas Etecs (Escolas Técnicas estaduais), de 79%”, informa a pesquisa.
Vínculo empregatício
Outro dado interessante diz respeito ao vínculo mantido pelos formados das Fatecs. Segundo o levantamento, entre os já empregados, 96,2% têm vínculo formal de trabalho. Nas Etecs, esse número é de 88%.
“A maioria dos formados pelas Etecs encontra-se nas grandes empresas (35,1%), no serviço público (22,3%) e nas companhias de médio porte (19%)”, detalha o estudo.
Os que estão nas pequenas e microempresas, no entanto, correspondem a 13,5% e 9,1%, respectivamente.