fbpx

Saiba tudo sobre a profissão Educação Física

ADMto novembro 29, 2018 Nenhum comentário

Saiba tudo sobre a profissão Educação Física

Você costuma se identificar com um estilo de vida ativo e gosta de atividades físicas e esportes? Já imaginou transformar esse interesse em profissão? Cursar uma faculdade de Ed. Física poder ser uma excelente opção de carreira

Veja quais serão os conteúdos abordados no curso, qual é a diferença entre Bacharel e Licenciatura e prepara-se para entrar no mercado de trabalho em Ed. Física.

O fato de as pessoas viverem mais e buscarem mais qualidade de vida aquece o mercado de trabalho para os profissionais da dessa área.

O profissional da área de Educação Física tem por objetivo promover a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas, contribuindo para o pleno desenvolvimento do potencial em crianças e adultos ou colaborando para a reabilitação de pessoas com algum tipo de dificuldade ou idosos que necessitam de cuidados específicos.

Sobre o curso superior em Educação Física

O Curso de Graduação em Educação Física tem duração em média 4 anos, ao qual pode ser encontrado nas Universidades em Licenciatura ou Bacharelado.

Licenciatura –  Este profissional é autorizado (legalmente) lecionar a disciplina de Educação Física no ensino básico (infantil, fundamental e médio).
Quem opta pela habilitação de licenciatura deve realizar um estágio supervisionado e estará apto a atuar como professor em escolas de educação básica.

Bacharelado – Este profissional pode trabalhar com equipes esportivas, em clubes e academias, como “personal training”, em hotéis e spas, como recreacionista, como instrutor em turismo de aventura (canoagem, rappel, caminhadas ecológicas).

O curso centra-se no conhecimento dos aspectos funcionais e estruturais do corpo humano (anatomia, fisiologia, sistemas cárdio-respiratório, articulações e músculos, bioquímica, biologia celular). Considera também o papel e as práticas da educação física nas diferentes etapas do desenvolvimento humano, além das análises sociológica, psicológica, histórica e antropológica desta atividade profissional.

Perfil do profissional formado em Educação Física

De modo geral, os candidatos ao curso de Educação Física são pessoas dinâmicas, proativas e protagonistas, gostam das práticas esportivas e do estilo de vida ativo. Também costumam valorizar a imagem, os cuidados com o corpo, a alimentação saudável e o bem estar pessoal e coletivo. Têm afinidade com as grandes áreas da Saúde e da Educação.
Boa comunicação também é uma característica importante para que o profissional consiga explicar com clareza e objetividade como os exercícios devem ser realizados, qual força utilizar e como respirar durante a prática das atividades.

Mercado de trabalho para quem faz Educação Física
A Educação Física é uma disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio. Quem opta pela carreira acadêmica encontra um mercado com alto índice de empregabilidade, pois há grande carência de professores para a educação básica em todas as disciplinas.
As academicas e ginásticas é um setor que está em alta e em constante crescimento. É cada vez maior a procura por profissionais capacitados a acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de exercícios físicos.
Outro setor que vem crescendo bastante nos últimos anos é o da recreação e turismo. Hotéis, resorts, pousadas e até navios contratam profissionais de Educação Física para realizarem atividades recreativas com seus hóspedes como brincadeiras, caminhadas, montanhismo, etc.

O que você pode fazer:

Condicionamento físico: auxiliar na realização de exercícios individuais como personal trainer, em clubes, academias de ginástica ou empresas.

Ensino: dar aulas na Educação Infantil e nos ensinos Fundamental e Médio

Grupos especiais: instruir e acompanhar idosos, gestantes, adultos e crianças deficientes, cardíacos e doentes em atividades físicas que beneficiem a saúde.

Performance: orientar indivíduos e equipes nos processos de treinamento e competição nas modalidades esportivas.

Recreação: entreter hóspedes, associados e turistas em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios.

Recuperação pós-cirúrgica: ajudar pacientes de cirurgias plásticas na realização de exercícios adequados para a recuperação pós-operatória e manutenção dos resultados obtidos.

Turismo ecológico: coordenar atividades ao ar livre, como montanhismo e exploração de cavernas.

Ficou interessado pela carreira em Educação Física? Gostaria de cursar uma faculdade nesta área? Conte para a gente aqui!

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Deixe um comentário

× Fale conosco