fbpx

Qual a Importância dos cursos técnicos profissionalizantes?

ADMto novembro 8, 2012 Nenhum comentário

Qual a Importância dos cursos técnicos profissionalizantes?

SÃO PAULO – Apenas 6,6% dos jovens brasileiros de 15 a 19 anos estão matriculados em escolas de ensino médio profissionalizante, afirmou nesta terça-feira o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Lucchesi. Esse porcentual é muito baixo, diz Lucchesi, se comparado à média de 42% dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No Japão, por exemplo, 55% dos jovens nesta faixa etária estão matriculados em escolas de ensino médio profissionalizante.

O dado brasileiro se mostra ainda mais preocupante quando confrontado com a necessidade de formar 7,2 milhões de profissionais de nível técnico no País até 2015, observou o presidente do Senai, ao participar, nesta terça-feira, na capital paulista, do seminário “Educação e formação de mão de obra para o crescimento”, terceiro evento da série de fóruns Brasil Competitivo, realizados pela Agência Estado em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Lucchesi ressaltou a importância da valorização do ensino profissionalizante durante o transcorrer do ensino médio. Isso porque, de um universo de 24 milhões de jovens no Brasil, apenas 3,4 milhões chegam à universidade. “Todo o conteúdo de aprendizado é pensado como se todos fossem para a universidade, mas a maior parte não vai”, criticou.

Essa situação, afirmou Lucchesi, faz com que 86% dos jovens brasileiros não cheguem à universidade e o jovem que vai para o mercado de trabalho fique quase sem nenhuma preparação. Lucchesi também criticou o peso que se dá à educação como fator de entrave ao crescimento econômico no País. Para ele, à frente da educação sempre aparecem outros fatores, como tributação e infraestrutura, por exemplo.

Já o diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, avaliou que, se for resolvido o problema da educação no País, todos os demais obstáculos que tornam mais lento o desenvolvimento da economia brasileira podem ser superados. “A educação, talvez, seja o maior gargalo. Por meio deste debate, talvez possamos resolver todos os demais gargalos”, disse.

 

Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+geral,senai-ressalta-importancia-do-ensino-profissionalizante,133708,0.htm

Deixe um comentário

× Fale conosco