fbpx

Por que fazer um curso técnico?

Por que fazer um curso técnico?

Os motivos para fazer um curso técnico são tantos que é difícil de entender o quando jovens concluintes do ensino médio não começam suas carreiras profissionais por este ponto de partida.

As opções de cursos são inúmeras e podem ter as seguintes modalidades:

• Integrados – O aluno faz o curso técnico junto com o ensino médio e as aulas podem ser alternadas ou separadas por períodos.
• Concomitante – Podem ser feitos por alunos que estão estudando a partir do 2º ano do ensino médio.
• Subsequente – Para interessados que já concluíram o ensino médio.

De acordo com o jornal Estadão e a Revista Exame, 91% das empresas brasileiras reclamam de escassez de mão de obra especializada na área técnica. Essa falta de profissionais é sentida no comércio, na indústria, nos serviços, na agricultura entre outras áreas.

Existem áreas com demanda muito alta de técnicos que ajuda a impulsionar ainda mais os salários como exemplo da área de Petróleo já valorizada e que tem futuro muito promissor através do Pré-sal.

Dos que concluem um curso técnico, 88% se empregam já no primeiro ano de formação e os salários podem partir de R$ 2.000,00 podendo a chegar até R$ 14.000,00 de acordo com a área escolhida e tempo de serviço do profissional.

O tempo médio necessário para se tornar técnico é pequeno, aproximadamente 18 meses e já se tem um diploma de uma profissão valiosa para o mercado.

Quando se fala de investimento nos estudos fica ainda melhor, pois no estado de São Paulo, além do Senai e da IFSP (Federal), existe a opção das Etec´s com mais de 132 cursos técnicos divididos em mais de 216 escolas que disponibilizam também o ensino médio de boa qualidade e sem custo algum.

A opção de cursos técnicos gratuitos é uma grande oportunidade para carreira profissional, por isso, as escolas não conseguem disponibilizar o número de vagas que atenda a demanda de candidatos. Para isso ela promove um concurso chamado de Vestibulinho. Ele consiste em uma prova de 50 questões multidisciplinares com conteúdo de ensino Fundamenta e médio.

Somente terá direito a vaga o candidato melhor colocado nesses processos, por isso a preparação para o Vestibulinho da Escolas Técnicas torna-se um grande fator de diferencial e de possibilidades de sucesso.

Fontes: Jornal Estado de São Paulo, Revista Exame e Centro Paula Souza

Everton Nunes Siqueira
Cursinho Decerto

Deixe um comentário

× Fale conosco