fbpx

Confira quais são as áreas que mais contratam mão de obra técnica

ADMto outubro 17, 2011 Nenhum comentário

Confira quais são as áreas que mais contratam mão de obra técnica

Em SP, curso de eletrotécnica lidera; já no Sul de MG, agrimensura é o mais procurado

A mão de obra técnica tem sido uma das mais disputadas pelas indústrias e empresas atualmente. Especialistas defendem que alunos de cursos técnicos têm poucas chances de ficarem desempregados. Além de ser rápida, este tipo de qualificação permite que o profissional trabalhe durante o curso, seja de forma efetiva ou em programas de estágio.

Segundo o Centro Paula Souza, as áreas técnicas que mais empregam no Estado de São Paulo são a de eletrotécnica, segurança do trabalho, açúcar e álcool, seguidas de mecânica e enfermagem. Na Etec Bento Quirino, em Campinas, vários alunos já estão inseridos no mercado de trabalho. Henrique Luis Garçon é formado em eletrônica, mas decidiu retomar os estudos na área de eletrotécnica porque percebeu que a empresa onde trabalha, do ramo de telecomunicações, precisa de profissionais qualificados.

O coordenador do curso de eletrotécnica da unidade, Jitsunori Tsuha, explica que a relação custo/benefício do curso técnico é muito interessante, porque o curso não é longo e os profissionais são bem remunerados logo no início da carreira. Ele defende que a formação técnica é o primeiro passo para a vida profissional e recomenda que as pessoas busquem também fazer uma faculdade.

O aluno do curso de eletrotécnica José Walter da Gama Nobre aposta no retorno financeiro e nas oportunidades oferecidas pela empresa onde trabalha para crescer, mas sabe que é preciso se qualificar. “Quero me especializar cada vez mais para ser efetivado na empresa”, disse.

A realidade da região do sul de Minas Gerais é diferente. Segundo levantamento do Instituto Federal de Minais Gerais, as áreas com maior demanda por mão de obra técnica são agrimensura (marcação de terras), informática, gestão administrativa na modalidade PROEJA, alimentos e agropecuária.

Tanto as Etecs quando o Instituto Federal de MG estão com inscrições abertas para seus vestibulinhos (leia mais abaixo).

Inscrições Etecs

No Vestibulinho para o primeiro semestre de 2012 das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) encerram as inscrições para 93.490 vagas para o Ensino Médio, Técnico e Técnico Integrado ao Médio. No Estado de São Paulo, são oferecidas 93.490. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet.

Inscrições Instituto Federal de Minas Gerais

As inscrições para o vestibulinho dos cursos técnicos do Inscrições Instituto Federal de Minas Gerais foram abertas na segunda-feira (17) e também devem ser feitas exclusivamente pelo site www.ifs.ifsuldeminas.edu.br.

A prova está marcada para o dia 11 de dezembro e abordará apenas conhecimentos básicos em língua portuguesa, matemática e uma proposta de redação. A taxa de inscrição é de R$20.

Deixe um comentário

× Fale conosco