fbpx

Como ajudar o meu filho na escolha da carreira?

ADMto agosto 13, 2021 Nenhum comentário

Como ajudar o meu filho na escolha da carreira?

Nós, pais em nossa adolescência certamente recebemos muitas vezes essa pergunta dos mais velhos; O que você vai ser quando crescer? As primeiras respostas sempre eram; quero ser um Médico, Engenheiro, Dentista, Advogado que eram as profissões mais tradicionais e bem vistas da época.

Hoje o mundo mudou bastante e muitas profissões se transformaram, umas desapareceram e outras novas surgiram, fruto da evolução, tecnologia e da necessidade atual de nos reinventarmos.

Se fizermos essa mesma pergunta para algum jovem hoje em dia ele dirá que quer ser Youtuber, Desenvolvedor de games, jogador de futebol ou quer abrir uma startup. Profissões do momento e áreas que nem eram imaginadas a alguns anos atrás.

É esse o cenário que muitos pais estão enfrentando ou irão enfrentar muito em breve. Mas como ajudar esse jovem a fazer essa escolha já que tem tantas novas opções de profissões e nem mesmo sabemos se elas perdurarão?

Ninguém quer fazer um curso para depois descobrir que não gostou da área ou não se adaptou ao mercado quando já se investiu muito em tempo e dinheiro nisso, por isso, não é uma resposta fácil mas vou reunir informações que podem ajuda-los a descobrir para caminho profissional seu filho ou filha deverá seguir.

Primeiro passo, é ter uma boa conversa aberta e tentar descobrir os principais interesses, gostos, paixões e aptidões que eles já tem. Esse é um passo importante a ser registrado pois muitos escolhem suas profissões somente por impulso ou modismo.

É necessário também ainda em família discutir sobre as profissões dos pais e se possível dos tios, amigos e vizinhos. Coloque o jovem na conversa dos adultos, inclua e medie para que faça perguntas e que todos possam responder com a maior riqueza de detalhes possíveis sobre sua área. Transforme isso um jogo que o atraia, Veja abaixo algumas perguntas que possam ser usadas e que fará disso um bom programa de amigos e família;

  • Por que escolheu essa profissão?
  • Como foi o início da carreira?
  • Como é o dia a dia de trabalho?
  • Exige muita concentração, disciplina e empenho?
  • Tem muitos cálculos?
  • Se relaciona com muitas pessoas?
  • O que faz especificamente?
  • Usa ferramentas, máquinas, instrumentos? De que tipo?
  • Qual é importância de seu trabalho para você? E para a sociedade?
  • Você gosta do que faz no seu trabalho?
  • A remuneração é boa? Você levou isso em conta quando decidiu fazer isso?

Essas são algumas das inúmeras que poderá incluir de acordo com o interesse e a disponibilidade de quem as responderá. Planeje esses encontros e prepare o ambiente adequado ao bom bate papo.

Outro bom caminho é buscarmos na internet, pois ali, além de fotos, vídeos e depoimentos, há uma infinidade de opções de profissões novas e antigas e seus respectivos detalhes.

Há várias outras maneiras, depende do engajamento dos pais para incluí-las nesse desafio, mas uma que eu não poderia deixar de mencionar, são os testes e as avalições vocacionais. Muitas delas feitas individualmente por profissionais de psicopedagogia e outra através de testes aplicados em escola e cursinhos. A vantagem da primeira é a personalização e da segunda que normalmente não tem custos envolvidos.

De qualquer maneira, toda informação reunida é válida e ajudará nessa complexa escolha do futuro profissional dos filhos.

O Cursinho Decerto prepara jovens para os principais desafios do Vestibulinho entre Escolas Técnicas como as Etec´s, Liceu, Militares, Cotil, Cotuca, CTI, CTA e Escolas Particulares com provas de Bolsa além de ajudá-los com uma importante e sempre necessária Revisão e Reforço escolar.

Everton Nunes Siqueira

Administrador, Palestrante, Diretor do Cursinho Decerto e Colunista do Mundo Vestibulinho.

Deixe um comentário

× Fale conosco