fbpx

Apagão de mão de obra qualificada esbarra na educação

ADMto agosto 27, 2012 Nenhum comentário

Apagão de mão de obra qualificada esbarra na educação

O Brasil é a sexta maior economia do mundo. Mas na lista da produtividade, estamos no 46º lugar entre 59 países. Analisando a educação, somos o 54º lugar.

A relação entre esses números é simples. O país cresceu, as empresas investiram e aumentaram a produção, precisando de mais trabalhadores, e foram surpreendidas por barreiras como a crise no exterior, infraestrutura precária e a falta de mão de obra qualificada.

Um dos motivos é uma velha conhecida do país: a precariedade da educação. O descompasso entre a escola e o trabalho faz com que as pessoas não consigam oferecer aquilo que o mercado precisa.

Dos 192 milhões de brasileiros, 93 milhões estão aptos a trabalhar. Além da falta de formação, muitos se formam sem qualidade e não conseguem passar nos processos seletivos.

Trabalhador mal qualificado leva mais tempo para realizar suas tarefas, a empresa leva mais tempo e dinheiro para produzir, o produto fica mais caro e a economia brasileira é afetada.

Não faltam oportunidades, mas para concorrer, é preciso investir na formação com critériosque garantam a qualidade. Fique ligado!

Deixe um comentário

× Fale conosco