fbpx

Alunos de Etecs de SP competem para criar projetos tecnológicos de impacto social

Alunos de Etecs de SP competem para criar projetos tecnológicos de impacto social

Começa neste sábado (13) a fase eliminatória do Start in School 2018, um projeto do Google em parceria com as Escolas Técnicas Estaduais (Etec) de São Paulo para selecionar start-ups com impacto social, criadas por alunos, para participar de um dia de palestras e mentorias no Campus do Google. Ao todo, oito Etecs irão participar da competição, que vai até 23 de junho.

Inicialmente, os alunos tem uma aula intesiva, em que é apresentado um conteúdo teórico sobre empreendedorismo tecnológico. Depois, eles tem uma semana para desenvolver um projeto próprio. Por fim, os jovens apresentam a ideia para uma banca avaliadora, que escolhe os finalistas e, depois de julgar desafios virtuais realizados pelos selecionados, elege dois vencedores.

A banca composta por especialistas na área de tecnologia e empreendedorismo avalia os projetos observando como o time uniu criatividade e tecnologia para resolver de forma efetiva uma situação real que afeta a sociedade. São seis critérios:

  • Entendimento do público-alvo
  • Inovação
  • Impacto na vida dos usuários
  • Sustentabilidade financeira
  • Viabilidade técnica
  • Protótipo

O Day Camp acontece no Campus São Paulo, a casa do Google para o empreendedorismo, e é direcionado aos quatro projetos finalistas do Startup in School. Os estudantes passam por um dia de conteúdos teóricos e práticos, direcionados à aplicação em seus projetos. 

Ao final das palestras e mentorias, os grupos recebem uma classificação geral e os dois primeiros colocados são premiados com um período de mentoria contínua da consultoria de inovação social, Ideias de Futuro.

Edição anterior

Na edição de 2016, o vencedor foi o Walp, um aplicativo com o objetivo de unir doadores a ONGs, para aumentar o volume de doações a partir da localização geográfica, do perfil e das necessidades das entidades. O projeto nasceu na Etec Jorge Street, localizada em São Caetano do Sul. O aplicativo, que está disponível no Google Play, tem mais de 20 ONGs cadastradas.

 

Outro destaque, do mesmo ano, foi o Amor em Leite, um aplicativo que também surgiu na Etec Jorge Street, e que tem como objetivo conectar mães lactantes a bancos de leite materno para prematuros.

Fonte G1

Deixe um comentário

× Fale conosco