fbpx

Alunos da Fatec Mogi Mirim criam capacete inteligente

ADMto fevereiro 11, 2019 2 Comentários

Alunos da Fatec Mogi Mirim criam capacete inteligente

Estudantes do curso de tecnologia em Mecatrônica Industrial da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Mogi Mirim criaram um capacete inteligente capaz de identificar queda de motociclistas e acionar socorro. O Capacete IOT, nome que faz referência ao uso da Internet das Coisas para o desenvolvimento do projeto, foi um dos vencedores da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) 2018.

A ideia dos autores é oferecer mais segurança e socorro imediato para motociclistas envolvidos em acidentes. Antes de desenvolver o produto, os alunos Glebson Francisco e Kleython Rodrigues fizeram uma pesquisa com socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para identificar os problemas encontrados pelo serviço no atendimento de feridos em acidentes.

O desenvolvimento do Capacete IOT teve como foco ampliar o índice de socorro na chamada Hora de Ouro, período logo após os acidentes em que se concentram as maiores chances de cura para casos críticos, uma vez que a demora em contatar o serviço de emergência e em localizar as vítimas aumenta a fatalidade dos acidentes.

Inovação

O diferencial do capacete é a junção de mecanismos que permitem o monitoramento dos movimentos do piloto da moto. O equipamento possui giroscópio, acelerômetro, GPS, sensores e comunicação com a rede de celulares.

“O capacete concentra um sistema de software e hardware capaz de adquirir informações em tempo real acerca do condutor, de modo a detectar situações fora do padrão”, explica o professor Eliandro Rezende da Silva, um dos orientadores do projeto. “Os sensores presentes na peça detectam desaceleração abrupta e rotação do capacete, ligando um sistema de alerta.”

Ao constatar um acidente, o mecanismo dispara um alarme sonoro. Para evitar que serviços de socorro sejam acionados sem necessidade, o usuário tem 30 segundos, a partir do alarme, para pressionar o botão “estou bem” e cancelar a comunicação de emergência.

Os criadores do Capacete IOT estão em fase de pedido de registro de patente, para então buscarem parcerias com fábricas e lojas da região de Campinas e expandir o negócio.

Confira o vídeo elaborado pelos alunos que explica o funcionamento da peça.

FONTE

Cursinho Decerto é pioneiro na preparação para as principais escolas Técnicas de São Paulo com 26 anos no mercado e mais de 85% de aprovações. É parceiro há 12 anos da  Unicid – Universidade Cidades de São Paulo, pertencente ao grupo Cruzeiro do Sul Virtual (conceito máximo no MEC) nos Cursos Técnicos, Graduação, Pós Graduação e Cursos Livres EAD.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

2 Comments

  • Luciana Ferreira Alves
    março 8, 2019

    O meu filho Samuel Alves Rodrigues tem 10 anos onde completará 11 anos agora em abril/2019. Ele está na 5° série e gostaria de colocá-lo no reforço para ajudá-lo a se preparar para o Futuro. Tenho a intenção de colocá-lo em escolas com cursos profissionalizantes e qualificados. Espero que possam receber este comentário e nos ajudar, ou melhor, ajudar o meu filho. Grata. Atenciosamente. Luciana Ferreira Alves (mãe)

    Reply
    • ADMto
      março 11, 2019

      Boa Tarde Luciana, tudo bem?

      Você pode entrar em contato conosco pelos canais de atendimento:

      Lapa
      Seg a Sexta: 8:00 ás 20:00
      Sábados: 8:00 ás 15:00
      Telefone: (11) 3834-4147 / Whatsapp (11) 93100-5064

      —————————-
      Paulínia
      Seg a Sexta: 9:00 ás 19:00
      Sábados: 9:00 ás 13:00
      Telefone: (19) 3844 6202 / Whatsapp: (19) 9 9846 7190

Deixe um comentário

× Fale conosco